Mato Grosso fechou o primeiro mês do ano com 16 ataques a caixas eletrônicos e, de acordo com o Sindicato dos Bancários, o aumento é de 62,8% em relação ao mesmo período de 2011, quando foram registradas apenas 6 ações criminosas. Os últimos registros foram nesta terça-feira (31), onde bandidos invadiram a agência do Santander, no Distrito Industrial, em Cuiabá e em Campo Verde, onde colocaram bombas caseiras em dois caixas do Bradesco.
Se acordo com a assessoria do sindicato dos bancários, durante a madrugada os bandidos tentaram arrombar um dos caixas eletrônicos do Santander pela parte de trás do equipamento. Esta ação foi a segunda nesta semana, pois na madrugada de segunda-feira (30), os bandidos estiveram na mesma agência, estenderam lona na frente do banco para simular uma reforma e tentaram arrombar o mesmo caixa com maçarico. A parte da frente foi danificada, mas os ladrões não conseguiram abrir o cofre.
Já em Campo Verde, só não houve explosão porque as bombas falharam. A polícia de Cuiabá foi até a cidade para retirar os explosivos. A outra ação ocorreu no Hospital Julio Muller, em Cuiabá, também nesta terça-feira (31), em uma tentativa no caixa do Santander.
O presidente do sindicato, Arilson da Silva, destaca a preocupação quanto a segurança nas agências. “É um absurdo que mesmo com uma série de ataques na agência do Santander do Distrito Industrial, o banco não tenha realizado nenhum reforço. No ano passado, esta mesma agência foi explodida e ainda tem vestígios até hoje. Somente nesta semana os bandidos entraram duas vezes e nada foi feito. As agências do Santander sequer tem biombos que é um importante item de segurança para os clientes e bancários”.
Arilson também disse que ações de reforço na segurança devem ser realizadas em caráter de urgência por todos os envolvidos e os bancos não podem continuar se omitindo neste sentido.