Seis veículos foram apreendidos com equipamentos de som, ontem, na avenida Júlio Campos, no centro, por poluição sonora. As ações foram em operação conjunta da Polícias Militar e Federal, além da Guarda de Trânsito. Eles emitiam sons acima dos 80 decibéis permitidos por lei. Seis pessoas foram presas e encaminhadas ao presídio Osvaldo Florentino Leite, o “Ferrugem”. Elas foram autuadas por crime ambiental.
O comandante da PM de Sinop, Gildásio da Silva, explicou que a operação batizada de “Sonora”, foi articulada a partir das denúncias de moradores, principalmente em relação ao barulho. “Policiais descaracterizados passaram pela avenida medindo a intensidade dos sons emitidos pelos veículos, que passavam de 80 decibéis. Sete foram identificados nestas características”, disse ao Só Notícias.
Segundo o comandante, mais operações devem ser realizadas até o final do ano, com este foco, além do som automotivo, em comércios e demais estabelecimentos. Da operação da Júlio Campos, participaram 10 policiais militares, 12 guardas de trânsito e 12 policiais federais.
Quem for flagrado pela polícia com o volume acima do permitido pode ser preso e enquadrado no artigo 54 da lei 9.605/98 (de poluição e outros crimes ambientais), independente do horário em que estiver sendo utilizado.