Familiares de um detento que cumpre pena no presídio Osvaldo Florentino Leite, o “Ferrugem”, denunciaram, esta tarde, ao Só Notícias, que ele ficou ferido após ser atingido por tiros de uma arma não letal. Valdomiro Antônio Krasuski, 26 anos, foi encaminhado para o Hospital Regional e ficou internado por um dia para a retirada dos estilhaços que ficaram alojados em uma das pernas. Ele já voltou para a unidade prisional.
De acordo com a denúncia, o fato ocorreu no dia 16 deste mês. Os agentes realizavam um procedimento, conhecido como “tranca”, no qual os presos são levados para um cubículo e depois retornam para suas celas. Durante este procedimento, o preso teria discutido com um agente. Este, com o auxílio de outros dois agentes que teriam segurado o preso, teria atirado duas vezes contra Valdomiro.
Ao Só Notícias, o diretor do presídio, Pedro Ferreira Martins, explicou que os agentes realizavam revista para verificar se havia drogas nas celas do raio azul quando o preso teria iniciado um princípio de motim. Para controlar a situação, os agentes decidiram atirar com arma não letal nas pernas do detento. Após controlada a confusão, Valdomiro foi encaminhado ao hospital, recebeu atendimento médico e, posteriormente, voltou à unidade. “Foi aberto um procedimento administrativo disciplinar e o caso será investigado. O preso será ouvido na presença de um defensor público ou seu advogado”, ressaltou o diretor.
Segundo o Pedro, após revista foram encontrados cerca de 400 gramas de drogas (pasta base de cocaína e maconha) e vários celulares na cela onde estavam cerca de 28 presos.
Valdomiro foi condenado a sete anos por assalto a mão armada na Comarca de Lucas do Rio Verde. Há três anos foi transferido para o presídio Ferrugem.