O delegado Douglas Turibio Schutze, que estava na atuando como delegado regional de Cáceres (225 km a Oeste) assumiu a Regional de Cuiabá e o delegado Rogério Miguel Gualdas Sanches, que estava no comando da Diretoria Metropolitana Adjunta, passou a responder pela Regional de Várzea Grande, ontem. As cerimônias de posse aconteceram, ontem, no auditório da Polícia Civil, em Cuiabá. As duas regionais criadas a partir do decreto nº 1.852, publicada no Diário Oficial de 11 de julho, pertencem à Diretoria Metropolitana e passam a integrar a nova estrutura organizacional e setorial.
O delegado Regional de Cuiabá, Douglas Turibio Schutze, ingressou na Polícia Judiciária Civil do Mato Grosso como delegado de polícia no ano1988 iniciando suas atividades na Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores de Cuiabá (Derrfva) e atuou em outras cidades do interior do Estado, como Cáceres, Delegacia de Paranaíta, Alta Floresta, além de já ter comandado as Delegacias Regionais de Sinop e Cáceres.
Mesmo com 25 anos de carreira, o delegado se emocionou no momento do seu discurso e com lágrimas nos olhos, agradeceu aos amigos e parceiros de trabalho e a confiança depositada pela diretoria, na entrega do cargo. "A hora é de responsabilidade, mas não só minha mas de todos que contribuem para a segurança pública, de nos tornarmos algo muito maior do que somos hoje, executando tudo aquilo que sabemos que é necessário diante das dificuldades.", destacou Schutze.
O delegado disse ainda que pretende traçar planos e metas de atuação das Delegacias da regional de Cuiabá junto a outras entidades de segurança pública.
Com 15 anos de Polícia Civil, o delegado Rogério Miguel Gualdas Sanches, que assume a Regional de Várzea Grande, tomou posse como delegado em 1998, exercendo suas funções na Delegacia de Paranaíta e tendo como última lotação a diretoria metropolitana adjunto, onde ficou um ano e quatro meses.
Ao tomar posse no novo cargo, Gualdas declarou que a Polícia Civil é uma paixão e mesmo diante da grande responsabilidade que está assumindo, garante que as dificuldades alimentam espírito do policial. "O sucesso é conquistado com resignação, determinação e esforço. Não se iludam, só se chega à vitória cansado", disse, em um trecho de seu discurso.
O delegado regional de Várzea Grande falou sobre as responsabilidades do cargo e os procedimentos que pretende aplicar durante a sua gestão. "É um desafio para mim, assumir uma regional com 12 unidades, que atende mais de 337 mil pessoas. Pretendo trabalhar de maneira integrada com a Polícia Militar, Ministério Público e Judiciário, buscando com isso um resultado melhor para a população.", disse o regional. Entre outros planos de Gualdas, está capacitação profissional dos servidores principalmente na área de inteligência.
O delegado geral Anderson Aparecido dos Anjos Garcia, disse estar satisfeito com a escolha dos regionais pela demonstração da consciência das dificuldades a serem enfrentadas e apresentação da disposição em desempenhar o trabalho, procurando a integração com as forças de segurança no combate ao crime. "A Secretaria de Segurança faz a sua parte fazendo a compatibilização diária dos serviços de segurança pública, com base nisso a estrutura da Polícia Civil mudou para atender a população com mais eficiência".
Antes de encerrar a cerimônia, Garcia entregou aos recém empossados uma placa gravada com a missão e os valores da Polícia Civil. "Essa placa deve ser mantida constantemente em suas mesas, pois esses princípios não podem sair de suas vistas e mente. Futuramente, ela deverá ser repassada a seus sucessores, para que do mesmo modo, não se esqueçam jamais da sua missão", orientou o delegado geral, no momento da entrega.