Nove pessoas presas, cerca de 2,5 quilos de maconha, pasta base e quatro armas apreendidas, foi o resultado da operação ‘Cerco Total", desencadeada neste sábado de manhã, pela Polícia Militar, na capital. Pelo menos 30 policiais do Comando Regional de Cuiabá (CR I) e seis viaturas foram empregados para o trabalho de cumprimento de mandado de busca e apreensão em 27 locais identificados como de venda e consumo de drogas. Dentre os bairros estão o CPA, o Dom Aquino, o Cidade Verde, o Alvorada e o Pedra 90.
Conforme o comandante do CRI, coronel Jadir Metello da Costa, a operação "é fruto de um trabalho realizado em parceria com o Ministério Público e apoio da população, que utilizam nosso 0800-65-3939 para fazerem diversas denúncias, principalmente relacionadas ao tráfico de drogas".
Todo o entorpecente apreendido estava distribuído em 80 trouxinhas de pasta-base de cocaína, um tablete e uma barra de maconha. Além da droga, a Polícia Militar também apreendeu uma balança de precisão. As armas eram, especificamente, duas do calibre 38, uma de calibre 32 e outra pistola 380.
Participaram da operação policiais do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), 3º BPM, 9º BPM, 10º BPM, 24º BPM e da Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam), com apoio do Serviço de Inteligência das respectivas unidades e do CRI.
Segundo Costa, "a ação é um trabalho que o Comando Regional de Cuiabá tem desenvolvido no combate ao tráfico de drogas. E isso, já tem dado grande resultado na redução dos índices de criminalidade".
A avaliação do comandante é com base nos dados compilados pela PM no primeiro semestre deste ano, em que apontou queda nos índices de homicídio (-23%), roubo (-15%) e furto (-11%), em comparação ao ano de 2012.