PUBLICIDADE

PM registra queda de 23% nos casos de homicídio em Cuiabá

PUBLICIDADE

A Polícia Militar registrou queda de 23% no índice de homicídios durante o primeiro semestre, deste ano, em Cuiabá. Isso representa 27 ocorrências a menos, em comparação com o mesmo período do ano passado. Assessoria de imprensa da PM confirmou, ao Só Notícias, que nestes seis primeiros meses foram 89 homicídios, enquanto no mesmo período de 2012, 116.

Para o comandante regional de Cuiabá (CR I), coronel Jadir Metello da Costa, esta queda é parte do trabalho estratégico adotado pela Polícia Militar, que tem como base a análise dos índices criminais de todos os bairros da cidade. Além do homicídio, nesse mesmo período também foram reduzidos, os índices de roubo (15%) e furto (11%).

Segundo o coronel, em Cuiabá esse trabalho é feito por cerca de 1,5 mil policiais, que recebem o reforço de aproximadamente 350 profissionais, em determinadas ações. Com esse efetivo, explica Costa, é possível desencadear diversas operações constantes, com foco na prevenção e repressão aos crimes. “Dentre as operações estão ‘Bom Dia cidadão”, ‘Start” e ‘Carga Máxima”, sendo essa última com o emprego total da tropa”.

O professor e coordenador do Núcleo de Estudo da Violência da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Naldson Ramos da Costa, reforça a importância de realizar essas ações de repressão e prevenção à criminalidade. “Essas quedas, mesmo que pendulares, são boas para a sociedade. Mostra que o gestor está buscando atuar de forma estratégica. Penso que podem fazer ainda mais, na busca da redução desses índices, com a promoção de ações integradas com outros setores públicos, como na área da saúde e assistência social”, avalia Naldson.

Conforme o comandante Costa, o trabalho de repressão ao uso e tráfico de drogas “é um dos fatores que auxilia o papel do setor da saúde, a partir do momento que retiramos das ruas, diversos criminosos que fomentam esse grande mau da sociedade, que é a droga”. Neste semestre foram 619 ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas. Um aumento de 36%, se comparado ao mesmo período do ano passado. Outro índice importante, de acordo com o coronel, é o de apreensões de armas, que no período atingiu um aumento de 7% (381), comparado ao mesmo semestre de 2012 (356). “Essas ações são importantes porque refletem diretamente na redução dos homicídios”, justifica.

“É importante que a população tenha consciência de que ela contribui muito para o trabalho da polícia, no momento que registra suas ocorrências, denúncia de fatos e ações suspeitas, pois, com base nessas informações, a gente direciona nosso policiamento, reforçando nos locais mais críticos”, avalia.

(Atualizada às 11h27)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lei seca em Cuiabá tem mais de 10 motoristas presos

A 102ª edição da operação "Lei Seca" resultou na...

Três são detidos em Mato Grosso por suspeita de assassinato

A Polícia Civil de Juiná (745 quilômetros de Cuiabá)...

Dois são presos com arma, munições e drogas no Médio Norte

Policiais militares Alto Paraguai (388 quilômetros de Sinop) prenderam...
PUBLICIDADE