A Polícia Civil irá incinerar, hoje, mais de 220 quilos de entorpecentes apreendidos. As drogas, acumuladas no depósito da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), são relativas a apreensões, ocorridas nos anos de 2011 a 2013. A ação faz parte da programação da XI Semana Estadual de Prevenção às Drogas. Ao todo serão queimados 182 quilos de maconha e 43 de cocaína, às 15h, na fornalha de uma empresa, localizada na rodovia dos Imigrantes, no Distrito Industrial, em Cuiabá.
Segundo informações da assessoria, as drogas são relativas a apreensões da Polícia Civil e Militar, que deram origens a dezenas de procedimentos policiais, entre inquéritos policiais e termos circunstanciados de ocorrências (TCO). A queima foi autorizada pelas 9ª e 13ª Varas Especializadas de Delitos de Tóxicos, da Capital.
De acordo com levantamento da DRE, o entorpecente que será destruído deu origem a mais 1,5 mil procedimentos policiais. Somente da Delegacia de Entorpecentes são 282 inquéritos instaurados em 2011 (241 IP) e 2012, além de 64 termos circunstanciados de ocorrência (TCO), todos abertos mediantes as apreensões de drogas em poder de traficantes e usuários.
Serão incinerados também volumes de entorpecentes encaminhados pelas Delegacias dos Adolescentes de Cuiabá e Várzea Grande, Centrais de Flagrantes da Grande Cuiabá e droga referente a 600 procedimentos (inquéritos e TCO), do antigo Centro Integrado de Segurança e Cidadania (CISC) Oeste, além de outras unidades.