A Polícia Federal do Piauí deflagrou, hoje, a operação “Pioneiros”, para combater o tráfico de drogas. A quadrilha, desmantelada por 28 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão, tem ramificações em Mato Grosso, onde duas buscas e duas prisões devem ser cumpridas.
De acordo com a superintendência do órgão no Piauí, a movimentação financeira da quadrilha, em 1 ano, superou R$ 2 milhões. As prisões relativas a Mato Grosso são de distribuidores da droga, provavelmente enviada da Bolívia. Os agentes estiveram nos locais indicados pela PF, mas não conseguiram localizar os alvos da operação no Estado.
A investigação, que começou há 14 meses, identificou fornecedores no Piauí, em Minas Gerais e Mato Grosso e Goiás. Durante o levantamento de informações os agentes conseguiram interceptar e apreender mais de 200 quilos de entorpecentes.
Além da droga, os investigadores conseguiram localizar e bloquear R$ 2,8 milhões em ativos como 25 imóveis e dinheiro em contas bancárias, tudo sequestrado após decisão judicial.
Diante das provas coletadas, os investigados serão indiciados por tráfico ilícito de drogas, associação para o tráfico, financiamento do tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Os presos serão encaminhados para unidades prisionais do Piauí.