As delegacias da Polícia Civil fazem, neste momento, operações policiais integradas de combate à criminalidade. busca o cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão, fiscalização ambiental e blitz em pontos para averiguação de pessoas e veículos. Em Cuiabá, são 7 mandados de prisão e 5 buscas e apreensão em residência de pessoas suspeitas de homicídios. O delegado titular, Silas Tadeu Caldeiras, informou que três pessoas envolvidas em assassinatos estão presas. Um delas, é apontada autor da morte do travesti,Daniel Queiroz da Silva, 18 anos, ocorrido no dia 21 de novembro de 2012, no bairro Renascer, em Cuiabá.
As Delegacias de Delitos de Trânsito e Roubos e Furtos de Veículos fizeram fiscalizações em vias onde há índice considerável de acidentes.
A Delegacia do Coxipó prendeu quinze pessoas, sendo sete em cumprimento de mandado de prisão pelos crimes de roubo, furto e tráfico de entorpecentes; oito em flagrante – seis por embriaguez ao volante, um por crime ambiental e outro por posse irregular de munições.
O delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Anderson Garcia, disse que o trabalho realizado por todas as delegacias já estava planejado pelas diretorias da Polícia Civil de Mato Grosso e entrou na programação das polícias civis do Brasil, acertada durante reunião dos chefes de polícia neste ano. O balanço da operação será apresentado no final do dia.
A operação é realizada por policiais civis lotados nas delegacias de polícia com apoio da Polícia Militar em alguns municípios.
No interior, as unidades policiais estão mobilizadas na repressão a criminalidade, com foco no tráfico de drogas, prisão de pessoas foragidas da Justiça e apreensão de armas de fogos e outros produtos de ilícitos.
No município de Itiquira (357 km ao Sul de Cuiabá), a Polícia Civil cumpriu três mandados de prisão preventiva. Na cidade foram presos um homem pelo crime de estupro de vulnerável contra uma criança de apenas 9 anos e uma mulher, por latrocínio ocorrido em 2012. Outro homem também foi preso por furto e adulteração de sinal de veículo automotor.
O delegado de Itiquira, Santiago Rozendo Saches e Silva, informou que um dos presos também comandava um desmanche de motocicletas, na própria residência. No local os policiais encontraram 1 motocicleta, produto de furto, adulterada no chassi e repintada as peças. “Também foram encontrados vários apetrechos utilizados para adulteração de motocicletas, tais como compressor de pintura, furadeiras, tintas e ferramentas”, disse.
Ainda na cidade, os policiais recuperaram ainda três motocicletas furtadas e prenderam uma pessoa em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.
“Todas as prisões são frutos de representações realizadas pela Polícia Judiciária Civil após intensa investigação para descobrir a autoria delitiva”, completou o delegado.