Policiais federais prenderam um boliviano, 42 anos, ontem, em Rondonópolis, por tráfico internacional de drogas. Ele é acusado de remeter cocaína “engomada” em roupas e edredons para a Rússia e a Turquia. Elas foram encontradas dentro de uma caixa, totalizando o peso de aproximadamente 6,6 gramas, que já havia sido deixada nos Correios, tendo como destino a Rússia. Uma denúncia apontou a prática do crime.
De acordo com a polícia, a partir da denúncia, os policiais federais se dirigiram até a agência e permaneceram em “campana”, quando, por volta das 15h30, filmaram um homem com as mesmas características descritas, saindo. A equipe resolveu se dividir, ficando um agente o vigiando e outro se dirigido até os Correios, para confirmar a postagem e levar a mercadoria até a delegacia, visando submeter as roupas e os edredons à perícia.
Após a realização de testes químicos, ficou constatado que as roupas e os edredons estavam “engomados” com cocaína. Os policiais federais foram até o hotel onde o boliviano estava hospedado e deram voz de prisão ao mesmo, levando-o em seguida para a delegacia.
Durante a lavratura do flagrante, foram encontrados em poder do boliviano três comprovantes de remessas efetuadas pelos correios, sendo a primeira postada em 6 de dezembro, de Cuiabá para a Turquia, o que leva a crer que tenha chegado ao seu destino. A segunda remessa foi feita no último dia 3, de Rondonópolis, para a Turquia, e, segundo rastreamento feito junto aos Correios, encontra-se na capital paulista, fato já comunicado à Polícia Federal em São Paulo, para que proceda a apreensão.
Toda a mercadoria será submetida à exame pericial, visando constatar o método utilizado, já que o boliviano afirmou que não sabia como era feito, pois já pegava toda a roupa “preparada”. O homem foi encaminhado ao Presídio da Mata Grande, em Rondonópolis.