Dados da Segurança Pública do Estado apontam que durante a operação Fecha Quartel, deflagrada no fim de semana pela Polícia Militarm, foram registrados 151 ocorrências nas duas maiores cidades mato-grossenses. Em Cuiabá, foram 88 ocorrências, 14% de ameaça, 10% de situações envolvendo drogas e outros 9% dos registros foram tentativa de homicídio. Em Várzea Grande, foram 73 registros, sendo 10% relacionados ao tráfico e uso de drogas. Na área de trânsito, foram 1.913 veículos abordados, sendo 1.291 em Cuiabá e 622, em Várzea Grande.
Foram três dias de ação, em que 3.447 pessoas foram abordadas. O comandante geral da PM, o coronel Nerci Adriano Denardi disse que a Polícia Militar pretende tornar mais constante esse tipo de operação, com emprego dos policiais que atuam na área administrativa de todas unidades da instituição. Na operação houve o reforço de 320 policiais e cerca de 100 viaturas.
Conforme a comandante regional adjunta de Várzea Grande (CR II), tenente-coronel Ridalva Reis de Souza, "a cidade vinha sofrendo com registros de roubo e furto a veículos e homicídio. Com a operação nossa meta foi atingida, que era evitar registros de qualquer tipo de ocorrência, especialmente dessas natureza, que são as que geram maior sensação de insegurança". Para a tenente-coronel, o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), foi fundamental para o trabalho de acompanhamento aéreo de pessoas em ações suspeitas..
Na ação, foram empregados bafômetros em blitzes nas principais vias das cidades e nas rodovias que dá acesso aos municípios de Chapada dos Guimarães (MT-251), Santo Antonio de Leverger (MT-040) e Acorizal (MT-010).