A Polícia Judiciária Civil vai empregar 1.773 policiais na segurança do carnaval. Dos dias 8 a 12, 178 delegados, 1.178 investigadores e 345 escrivães dvão reforçar as unidades policiais da região metropolitana e do interior. Eles contam com o apoio de 428 viaturas para o deslocamento em serviço.
No período carnavalesco, as unidades policiais da capital e do interior irão trabalhar com escala especial. "Vamos disponibilizar um efetivo suficiente para atender a demanda. A finalidade é dar às unidades condições para fazer o atendimento emergencial de forma rápida e eficiente, atuando em conjunto com as forças de segurança", disse o delegado geral, Anderson Aparecido dos Anjos Garcia.
Conforme o delegado geral, os plantões de Cuiabá e Várzea Grande serão reforçados para atender a demanda cartorária. Na região metropolitana, a Polícia Civil escalou 50 delegados, 290 investigadores e 72 escrivães para o reforço policial.
Para cada dia de carnaval equipes com um delegado, escrivão e investigadores serão deslocadas para ajudar no trabalho das cidades de Chapada dos Guimarães, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Acorizal, Nossa Senhora do Livramento e Barão de Melgaço, regiões com grandes concentrações de foliões.
No interior, as delegacias irão funcionar com reforço nos plantões, utilizando policiais do expediente para o atendimento da demanda de cada município. "Realizamos a Operação Pierrot para dar uma maior tranquilidade no Carnaval", observou o diretor de interior, Aldo Silva da Costa. "Essa operação antecipa os festejos justamente para garantir segurança aos foliões com retirada de armas, drogas e criminosos de circulação", completa.
Além do atendimento 24 horas dos plantões de Cuiabá e Várzea Grande, as unidades especializadas manterão policiamento repressivo especializado. Em escala de plantão, as Delegacias Especializadas de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), Roubos e Furtos de Veículos (DERRFVA), Repressão a Entorpecentes (DRE), Divisão de Delitos de Trânsito e Gerência de Operações Especiais (GOE) estarão atuando no controle da criminalidade e atendimento de ocorrências.
Os boletins de ocorrências poderão ser confeccionados nos plantões de Cuiabá e Várzea Grande, na Central de Registro de Ocorrência, da Prainha, em Cuiabá, e pela Delegacia Virtual, no caso de furtos simples, perdas ou extravios de documentos e denúncias, que também podem ser comunicadas pelo 197 da Polícia Civil, no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciosp).