Agentes da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) apreenderam, ontem, 60 galos, utilizados para rinhas, em uma chácara a 10 quilômetros do município de Nossa Senhora do Livramento (42 quilômetros ao Sul de Cuiabá). Medicamentos, seringas, biqueiras, esporas, material de apostas e outros equipamentos também foram recolhidos. O local funcionaria há oito meses. Quarenta e oito pessoas que estavam na propriedade irão responder pelo crime de maus tratos contra os animais.
Conforme a polícia, um grupo de pessoas montou uma associação para disputas entre galos, que ocorriam todos os finais de semana, segundo as investigações. O delegado adjunto da Dema, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, disse que os organizadores das competições serão identificados e poderão ser indiciados, além dos maus tratos por formação de quadrilha.
Diversos galos machucados e outros mortos em decorrência das brigas foram localizados durante vistoria no local. "Era uma grande estrutura montada para as disputas de galos, com nome de associados nas cadeiras e juízes", disse o delegado Vitor Hugo.
Os galos vão passar por perícia e depois serão doados ao Zoológico da Universidade Federal de Mato Grosso.