A Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derrfva) concluiu a investigação que tem como alvo R.J.B.S., autor de vários roubos de veículos em Cuiabá e no interior. Entre as ações do investigado está o assalto a dois policiais civis, no dia 3 do mês passado, no assentamento Santo Antônio da Fartura, próximo a Campo Verde.
Nas investigações ficou constatada a participação do acusado em diferentes crimes de roubo majorado. Atualmente, ele está preso por vários processos criminais em tramitação, além de processos de execução de pena relativos a condenações anteriores.
O acusado passou a ser investigado após ser preso em flagrante no dia 10 de novembro, no bairro Nova Esperança, em Cuiabá. Na ocasião, ele e um comparsa estavam em posse de armas de fogo, dentre elas uma pistola calibre 9 mm, de fabricação israelense e mais de 50 munições, além de motores de veículos. Os acusados chegaram a oferecer R$ 30 mil aos policiais para não serem presos, sendo também autuados pelo crime de corrupção ativa.
Na delegacia, ele apresentou uma carteira de habilitação falsa, mas com base em informações fornecidas pelo GCCO e Delegacia de Campo Verde teve a sua verdadeira identidade descoberta, sendo apurado que estava foragido há mais de sete anos, do presídio da Mata Grande, em Rondonópolis.
Segundo o levantamento, R.J.B.S. possuía várias condenações por crimes de roubos majorados com restrição a liberdade das vítimas. Após fugir do presídio, o acusado voltou a se dedicar a reiterados crimes de roubo, tendo praticado pelo menos três crimes na região de Campo Verde e um roubo em Santo Antônio do Leverger.
De acordo com o delegado da Derrfva, Marcelo Martins Torhacs, que coordenou a investigação, o acusado é um especialista em roubo de caminhonetes. “Estes veículos têm um alto valor agregado no mercado espúrio. Nas investigações ficou constatado a participação dele em pelo menos seis crimes de roubos, todos majorados, em um curto período”.