PUBLICIDADE

PF faz agora operação contra tráfico internacional de drogas em Sinop e Sorriso; SP, MG e AM

PUBLICIDADE

Policiais federais fazem, neste momento, a operação Veraneio com o objetivo de desarticular uma quadrilha do tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro no Brasil, Venezuela e Honduras. A base da operação é em Sinop. De acordo com a PF, a quadrilha é a responsável pela aquisição de aeronaves no país, adaptando-as ao transporte de cargas, adulteração do prefixo identificador e por todo o transporte entre a Venezuela e Honduras, onde abandonavam o avião e retornavam ao país em voo comercial. Estão sendo cumpridos 48 mandados judiciais, sendo 7 prisões temporárias, 17 conduções coercitivas e 24 buscas e apreensões. 

Em Sinop, os policiais estão cumprindo quatro prisões temporárias, cinco mandados de condução coercitiva e nove mandados de busca e apreensão (em 11 endereços). Um dos mandados de busca e apreensão foi cumprido em uma casa no Jardim Maringá 1, onde foi preso um homem. A mulher, de acordo com a PF, foi conduzida à delegacia para prestar esclarecimentos. Também foi apreendida uma caminhonete.

Em Sorriso, federais cumpriram um mandado de condução coercitiva e outro de busca e apreensão (em dois endereços).

Também há mandados expedidos para Minas Gerais (Pará de Minas, Formiga, Belo Horizonte); São Paulo (Atibaia, Campinas, Tatuí, Sorocaba, São Paulo, Mogi das Cruzes, Guarulhos e Ribeirão Preto) e Amazonas (Manaus e Tabatinga)

A investigação se desenvolveu entre 2011 e 2014. Estima-se que eram transportadas cerca de uma tonelada de cocaína por mês entre a região de Apure, na Venezuela, fronteira com a Colômbia e dominada pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), tendo como destino Honduras, visando abastecer cartéis sediados no México.

A operação contou com o apoio da Polícia de Honduras, da Força Aérea Colombiana e da Agência Antidrogas dos EUA (DEA), responsáveis pela captura de aeronaves e apreensão de drogas em solo hondurenho, além da Força Aérea Brasileira.

A pena para o crime de tráfico internacional de drogas pode variar entre 5 anos e 10 meses até 25 anos de reclusão. O de associação para o tráfico internacional pode variar entre 3 anos e 6 meses até 16 anos e 8 meses de reclusão, lvagem de dinheiro transnacional pode variar entre 4 anos até 16 anos. O de organização criminosa transnacional de 3 anos e 6 meses a 13 anos e 4 meses.

O nome da operação refere-se à coleção de veículos mantida pelo líder da organização criminosa.

(Atualizada às 12h11)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia prende em Lucas irmãos que furtaram cofre de supermercado em Sorriso

Policiais da Delegacia de Sorriso prenderam em flagrante, nesta...

Policiais apreende mais de 240 tabletes de pasta base e cocaína em Mato Grosso

Ação integrada da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal...

Polícia prende latrocida de Goias em Mato Grosso

A Gerência Estadual de Polinter e Capturas da Polícia...
PUBLICIDADE