O recuperando, 28 anos, que responde tráfico de drogas, um dos primeiros a receber o benefício da tornozeleira eletrônica através de determinação judicial, foi preso esta tarde, por agentes penitenciários do Setor de Operações Especiais (SOE).
Como informado pela Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP), ligada à Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), o recuperando conseguiu romper o lacre da tornozeleira, acionando de imediato o sistema de monitoramento eletrônico.
Diante do fato, a Sejudh informou o juiz da Vara de Execuções Penais, Geraldo Fidelis, sobre o ocorrido. O magistrado tomou as providências cabíveis e emitiu o mandado de prisão.
Centro de Monitoramento – O Centro de Monitoramento das Tornozeleiras Eletrônicas funciona no prédio da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) e executa suas ações em conjunto com o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciosp).
Os 20 servidores, divididos entre funcionários públicos da Sejudh, e privados da empresa responsável pelo sistema, vão trabalhar em regime de plantão, em turnos de seis horas. O Centro é munido de quatro computadores e dois telões e conta com o apoio tecnológico do Centro Integrado de Controle Comando Regional (CICCR). A empresa responsável pela tecnologia atua em 11 estados brasileiros.