A Polícia Federal cumpriu, hoje, os seis mandados de prisão expedidos pela Justiça Federal mato-grossense contra os acusados de integrarem uma quadrilha que praticava fraudes para obtenção de empréstimos junto à Caixa Econômica Federal. Entre os detidos está o suposto chefe do esquema fraudulento e gerente da agência bancária, localizada na rua 13 de Junho, na capital. Segundo informações da assessoria, todos já foram ouvidos e encaminhados ao sistema prisional.
Um outro funcionário desta unidade foi conduzido coercitivamente, ouvido pelo delegado encarregado do caso e depois liberado. De acordo com informações da PF, o gerente do banco simulava a contratação de empréstimos consignados em nome de terceiros (laranjas), informando falsamente que o mutuário seria servidor público. Com isso, o esquema teria desviado pelo menos R$ 3,2 milhões.
Na agência bancária, os policiais apreenderam um HD e alguns documentos. A operação “13 de Junho” foi deflagrada, esta manhã, com 37 mandados de buscas e apreensões e 24 de condução coercitiva em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Novo São Joaquim, Denise, Nova Marilândia, Arenápolis, Nobres, além de Morrinhos (GO).
Os acusados responderão pelos crimes de gestão fraudulenta de instituição financeira, peculato impróprio, corrupção ativa, lavagem de capitais e de associação criminosa.