Mais de 30 adolescentes infratores que cumprem medidas socioeducativas no Complexo do Pomeri, realizaram motim, esta manhã, durante revista no bloco 1, ao serem levados para o corredor. Onze tiveram ferimentos depois de reação da Polícia Militar para contê-los.
Os agentes contaram que pediram para que os adolescentes se sentassem e esperassem a revista nos quartos, mas os jovens começaram a jogar cadeiras, mesas e chinelos e partiram para cima dos policiais. Para conter, a PM realizou um disparo de calibre 12 com munição antimotim em direção ao chão, entretanto, eles não pararam e mais 2 tiros foram disparados. A
Alguns adolescentes ficaram feridos nas pernas devido os disparos no chão e receberam atendimento médico no ambulatório da unidade. Os agentes e a PM conseguiram realizar a revista nos quartos do bloco e encontraram materiais usados na confecção de armas artesanais, conhecidos como “chuços”.
Outro lado – Em nota, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), informou que um servidor do Juizado da Infância e Juventude acompanhou a revista. Disse ainda que os 37 adolescentes do bloco se rebelaram e foi preciso o uso de disparos não letais.
Ainda segundo a nota, 11 adolescentes tiveram ferimentos, porém não graves e receberam atendimento. Eles passaram por exames no Instituto Médico Legal (IML) e já retornaram para a unidade. Não houve danos materiais ao patrimônio.