PUBLICIDADE

Pai de ex-prefeito de MT é investigado em operação da Polícia Federal

PUBLICIDADE

Policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão, esta manhã, na residência do fazendeiro Orivaldo Bezerra, em Juara. Ele é pai do ex-prefeito do município, Oscar Bezerra, e sogro da deputada estadual Luciane Bezerra (ambos PSB). Além de fazendeiro, ele também tem negócios voltados para a atividade madeireira na região.

A assessoria da PF não revelou o que exatamente foi apreendido no local e qual seria o envolvimento do fazendeiro nas investigações que culminaram com a operação “Kalupsis”, deflagrada hoje para combater a extração ilegal de madeira no Estado.

Ao MidiaNews, o Oscar Bezerra afirmou que uma madeireira, que foi de propriedade da família, é o alvo da operação. Ele ressaltou que a empresa foi vendida há cerca de oito meses e alegou que nunca houve extração ilegal de madeira na propriedade de seu pai. Segundo ele, os policiais levaram alguns documentos de uma madeireira de Aripuanã e duas que seu pai possuía em Juara, que atualmente estão fechadas.

Conforme Só Notícias já informou, hoje, os policiais deflagraram a operação para 67 mandados de busca e apreensão, nove mandados de prisão preventiva e 28 mandados de condução coercitiva, todos expedidos pela Justiça Federal em Juína, por exploração ilegal de madeira em Aripuanã e Conselvan, região Noroeste do Estado. Além de Mato Grosso, a operação abrange Rondônia, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.  A assessoria ainda não divulgou o balanço da operação.

Durante a investigação realizada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Meio Ambiente, iniciada em fevereiro do ano passado e que contou com a colaboração do Ibama, apurou-se que a extração ilegal de madeira em terra indígena vem sendo acobertada pela transferência de créditos florestais fictícios e fraudulentos.

Os acusados responderão pelos crimes de exploração econômica de floresta nativa em terra de domínio da União; furto de essências florestais; inserção de informações falsas em base de dados oficial; formação de quadrilha, todos do Código Penal Brasileiro, além dos delitos tipificados como lavagem de dinheiro e sonegação fiscal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Delegado diz que dupla usou caco de vidro para matar vítima em Colíder 

Dois homens envolvidos no homicídio de Maicon Willian Prill, 34...

Mulheres são presas com quase mil porções de drogas em Mato Grosso

Policiais militares de Sapezal (510 km de Cuiabá) prenderam...
PUBLICIDADE