Três carretas com cerca de 136 mil litros de óleo diesel que eram transportados ilegalmente para o Mato Grosso foram apreendidas, neste final de semana, em Mato Grosso do Sul. A primeira apreensão, de 90 mil litros, ocorreu no sábado (26), pela Polícia Rodoviária Federal, no quilômetro 736 da BR-163, em Coxim. A carga estava em dois bitrens, seguia de São Paulo para Várzea Grande e estava sem a licença ambiental. Os dois motoristas foram presos.
A segunda apreensão ocorreu, ontem, por policiais militares ambientais, na rodovia MS-306, em Costa Rica. Os 46 mil litros de óleo diesel que eram transportados em um bitrem saiu de Paulínia (SP) e seguia para Colíder. O motorista, que foi preso, também não apresentou a licença ambiental.
De acordo com o Edição de Notícias, a empresa, de Colíder, foi multada em R$ 23 mil. Os produtos e os veículos foram encaminhados à delegacia e ficam à disposição da Justiça.
Os responsáveis pelas empresas poderão responder por crime ambiental por funcionamento de atividade potencialmente poluidora sem a licença ambiental, que prevê pena de prisão de três a seis meses. Também poderão responder por crime ambiental de transporte de produto perigoso, que prevê pena de um a quatro anos de reclusão.