Dezenove motoristas foram presos em flagrante por embriaguez ao volante, durante a operação lei seca, neste fim de semana, na rodovia estadual de acesso que liga Cuiabá a Livramento. A infração é considerada gravíssima. O teste de etilômetro feito nos condutores apontou resultado positivo para alcoolemia. Eles sofreram sanções administrativas como apreensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), perda de 7 pontos e multa de R$ 1.915,30
A operação, coordenada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), começou no sábado, às 22h, e terminou ontem, às 6h. Foram fiscalizados 480 motoristas e 430 veículos, sendo 280 carros e 150 motos.
Os agentes realizaram 278 testes com o etilômetro e lavraram 87 autos infracionais. Destes, 31 por alcoolemia e 56 por outras irregularidades. Vinte e quatro motoristas tiveram as CNHs apreendidas e oito veículos foram rebocados.
A equipe do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realizou ações educativas.
A operação tem caráter permanente. Foi lançada no último mês pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, em parceria com outros órgãos municipal, federal e estadual. O objetivo é coibir a ingestão de bebida alcoólica por condutores quando estiverem na direção de veículos e, assim, evitar acidentes por embriaguez.
A meta é abordar, no mínimo, dez mil motoristas com a operação até o final deste ano.