Período de festas e férias é propício para o aumento dos casos de roubos e furtos em residências, supermercados e estabelecimentos comerciais. De acordo com a Polícia Militar, nessa época de Natal e Ano Novo cresce a circulação de pessoas nas ruas do centro para compras e consequentemente, maior circulação de dinheiro, além disso, muitos viajam e deixam as habitações desguarnecidas.
A titular da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá, delegada Elaine Fernandes, explica que ocorre um receio de furtos em casas nessa época, mas que as pessoas devem informar os vizinhos sobre viagens e saídas esporádicas, para tentar inibir a ação de bandidos. "A segurança pública atua quando a segurança privada falha".
A polícia faz algumas recomendações para evitar surpresas e acrescenta que os criminosos se aproveitam de residências vazias. Então, antes de viajar não comente sobre a viagem com pessoas estranhas; comunique a ausência a um vizinho de confiança, deixe contatos, não deixe joias e dinheiro dentro da casa, mesmo em cofre, suspenda a entrega de correspondências e reforce portas e fechaduras.
Furtos em supermercados e lojas também têm um significativo aumento. Neste mês, várias pessoas passaram pela Central de Flagrantes, após serem flagradas tentando furtar alimentos, principalmente carnes, e mulheres, detidas em comércios.
Somente em novembro, dados da Polícia Civil apontam que mais de mil pessoas foram presas por práticas de furtos na capital.