A prisão ocorreu, ontem, na saída do garimpo da Serra do Caldeirão, na cidade de Pontes e Lacerda (443 quilômetros de Cuiabá). Os policiais federais encontraram cerca de 60 gramas de ouro e R$ 6 mil em dinheiro com o garimpeiro. Ele foi encaminhado à delegacia da Polícia Federal em Cáceres e foi ouvido pelo delegado Jesse James Rodrigues Freire.
Após o interrogatório, o acusado foi indiciado por crime ambiental e crime contra a ordem econômica, sendo conduzido à cadeia do município, onde ficará à disposição da Justiça. De acordo com informações da assessoria da PF, esta é a nona prisão realizada pela Polícia Federal desde que foram iniciadas patrulhas na região.
A Polícia Federal está finalizando as ações necessárias para realizar a efetiva desocupação do garimpo. Enquanto isso, são realizadas prisões pontuais de garimpeiros que estão descumprindo a determinação judicial para sair da área.
A Justiça Federal de Cáceres determinou a total interdição do garimpo ilegal e a retirada das pessoas que trabalham no local. A ação foi movida pelo Ministério Público Federal. Devido as notícias que circularam pelo país, mais de cinco mil pessoas foram ao município atraídas pelo ouro.