O pescado irregular foi apreendido em estabelecimentos comerciais do município de São Félix do Araguaia (1,2 mil quilômetros de Cuiabá). A última ação ocorreu, ontem, quando a equipe de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em parceria com o Batalhão de Polícia Militar Ambiental apreendeu 735,24 quilos de peixe da espécie pirarucu, na colônia de pescadores Z-7.
Conforme o superintendente de Fiscalização da Sema, major Fagner Nascimento, durante a vistoria foram identificadas irregularidades na documentação, como a ausência da Guia de Trânsito e Controle de Pescado (GTCP), documento exigido por lei ao empreendedor que estocar ou comercializar peixe. A multa aplicada supera R$ 24 mil. O pescado foi doado a instituições filantrópicas da região.
No final de semana passado, a equipe já havia apreendido 237,5 kg de pescado entre espécies de pirarucu e tucunaré no município. Os peixes estavam abaixo da medida mínima permitida. O valor da multa também supera R$ 24 mil.
O pescado apreendido foi doado ao Hospital Municipal de São Felix do Araguaia. E o responsável pelo empreendimento foi conduzido à autoridade policial do município onde responderá por crime ambiental.