A Polícia Federal informou, há pouco, que policiais estão na região de garimpo de Pontes e Lacerda fazendo trabalhos preliminares para a efetiva desocupação da área. O acesso ao local encontra-se bloqueado para novas entradas e os garimpeiros estão sendo cientificados que a determinação judicial para todos saírem da área será cumprida.
Estão sendo feitas ações conjuntas com outras instituições para instruir os garimpeiros que a prática de extração de minérios sem a autorização legal é crime e que aqueles que insistirem em praticar a atividade responderão criminalmente, sendo passíveis de prisão, além de perderem todo o minério extraído e os equipamentos, maquinários e instrumentos utilizados na extração e na lavra.
Hoje, um homem foi preso por estar em posse de 33 gramas de ouro e encaminhado para a Delegacia de Polícia Federal em Cáceres, onde está sendo ouvido pelo delegado Jesse James Rodrigues Freire, coordenador dos trabalhos policiais na região. A informação é da assessoria.
A extração de ouro é considerada ilegal. A área pertence a um fazendeiro na região que acionou a justiça para retirar milhares de pessoas que foram ao local. Há poucos dias, conforme Só Notícias já informou, houve deslizamento de terra e 5 garimpeiros ficaram feridos.