Três pessoas foram presas em flagrante por adulteração de sinal identificador de veículo automotor em Rondonópolis. A proprietária de uma empresa de placas, 51 anos, o proprietário de um veículo, 48 anos, e o funcionário da empresa, 33 anos, foram flagrados pela equipe da Coordenadoria de Fiscalização de Credenciados do Detran-MT, durante ação conjunta com a Polícia Civil, lacrando um veículo de forma irregular com lacres que já estão em desuso pela autarquia há cinco anos.
Foram apreendidos também nove lacres e um veículo automotor que estava sendo emplacado no momento do flagrante. Os proprietários e funcionários da empresa, que é credenciada ao Detran, foram encaminhados à delegacia da Polícia para as providências cabíveis.
Desde 2010 a autarquia passou a utilizar lacres eletrônicos, cuja numeração fica vinculada ao documento do veículo. O presidente do Detran, Rogers Jarbas, esclarece que o procedimento de lacração de veículos usados é realizado exclusivamente por servidores da autarquia e, no caso de veículos zero quilômetro, além do Detran, o lacre é instalado também por concessionárias com posterior validação pelo órgão.
“Nenhum fabricante ou estampador de placas, despachante ou outro tipo de credenciado possui autorização da autarquia para realizar a lacração de veículos automotores. Desde o início da gestão temos capacitado e orientado todos os credenciados a atuarem de forma lícita e eticamente correta. As ilegalidades e irregularidades serão punidas com o rigor da lei”.