Aumentou o número de roubos registrados na Delegacia Regional de Nova Mutum, no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP), que apontou um acréscimo de 41% nos registros de roubos, no comparativo entre os dois períodos. Nos seis primeiros meses do ano passado, houve 319 ocorrências. Neste ano, 452.
Por outro lado, o número de homicídios caiu. Foram 36, no primeiro semestre de 2014 e 24 no mesmo período deste ano. A redução é de 33%. As ocorrências de furtos também registraram decréscimo de 20%, com 1.271 registros este ano, em comparação a 1.599 ocorrências no ano anterior. As ocorrências relacionadas a tráfico de drogas tiveram leve aumento, passando de 121 para 141 (2015).
A Delegacia Regional de Nova Mutum registra as ocorrências dos municípios de Diamantino, Alto Paraguai, Arenápolis, Lucas do Rio Verde, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Maringá, Santo Afonso, Santa Rita do Trivelato e São José do Rio Claro.