Quinze pessoas que estavam sob efeito de álcool foram presas durante a operação Lei Seca, realizada ontem à noite, na avenida Sebastião de Oliveira, em Cuiabá. Policiais e agentes fiscalizaram 174 veículos e aplicaram 164 testes de bafômetro.
O condutor que é flagrado com teor até 0,33 miligramas de álcool por litro de ar é autuado administrativamente, com aplicação de multa de R$ 1.915,00, apreensão de CNH, pontos na carteira e retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado. Além dessas punições, os motoristas flagrados com concentração maior de álcool estão sujeitos a uma pena de detenção que vai de um a três anos de cadeia.
A blitz da Lei Seca também notificou 64 condutores, sendo 25 por apresentar teor abaixo de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar soprado no bafômetro, dez por se recusarem a realizar o teste e 29 por outras irregularidades.
No primeiro semestre deste ano, a operação Lei Seca realizou 543 testes de bafômetro e prendeu 54 pessoas por embriaguez. Foram produzidas 392 autuações e apreendidas 138 carteiras de habilitações e 49 veículos, entre carros e motos.