A Polícia Federal está cumprindo, esta manhã, 13 mandados de busca e apreensão e outros sete de prisão preventiva nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande. As ordem judiciais foram expedidas em decorrência da operação “Via Sertão”, que visa para desarticular associações criminosas que atuavam no transporte e distribuição de entorpecentes nos municípios de Cariacica, Vitória, Vila Velha e Serra, todos no Espírito Santo.
Ao todo, são 35 mandados de prisão preventiva e 35 de busca e apreensão em Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Paraná. A droga entraria no país pelos estados fronteiriços (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, por exemplo) e eram transportados até o estado capixaba, onde era distribuído em algumas cidades.
De acordo com informações da assessoria da PF, desde o início da investigação, foram apreendidos, em diversos flagrantes, 150 quilos de cocaína, 15 quilos de haxixe, 725 quilos de maconha, sete mil unidades de ecstasy, 1.250 munições, 14 armas e sete documentos falsos.
A PF de Mato Grosso está apenas dando apoio, já que a investigação e a operação foi deflagrada pela PF do Espírito Santo.