Um homem de 55 anos foi preso acusado de maus tratos ao pai de 87 anos no município de Nova Canaã do Norte (200 quilômetros de Sinop). A Polícia Civil informou que o filho tem a tutela do idoso, mas constatou que na casa onde o mesmo vive estava em péssimas condições de saúde e higiene, em completa situação de abandono.
O filho foi encaminhado à delegacia da Polícia Civil e autuado em flagrante pelos crimes do Estatuto do Idoso, "abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, ou não prover suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado". A pena de detenção varia de seis meses a três anos e multa.
O suspeito também responderá pelo artigo 99 – "expor a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes ou privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo ou inadequado". A pena é de detenção de dois meses a um ano e multa.
O suspeito pagou fiança e foi colocado em liberdade.