Vinte e três pessoas foram autuadas em flagrante e 15 veículos apreendidos na operação "Cidade Limpa", deflagrada pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Cuiabá. O objetivo é o de coibir o descarte irregular de lixo. A operação iniciou em maio e não previsão de término.
Hoje, o motorista de uma empresa de locação de caçamba foi preso em flagrante pela Polícia Civil quando descartava lixo em uma área de preservação permanente, na capital. O acusado irá responder pelo crime de destruir ou danificar área de preservação permanente, previsto no artigo 38 da Lei de Crimes Ambientais.
Na ação, investigadores da Dema e fiscais da Secretaria flagraram o motorista da empresa de locação de caçamba aterrando uma área de preservação permanente, no bairro Parque Geórgia. O motorista foi conduzido à Delegacia do Meio Ambiente e após prestar esclarecimentos foi autuado pelo crime.
Segundo o delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, os infratores além de serem responsabilizados na esfera criminal, também respondem na esfera administrativa, através de multas aplicadas pelos fiscais da Secretaria de Serviços Urbanos. “A operação foi deflagrada no período em que se comemora o dia mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, e não tem data para terminar”, destacou o delegado.