Várzea Grande reduziu em 48% os índices de homicídios nos dois primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. No ano passado, o município registrou 37 homicídios em janeiro e fevereiro, sendo que no mesmo período deste ano foram 19 casos.
Além dos homicídios, outro indicador prioritário que também apresentou redução nos dois primeiros meses do ano foi o de roubo, que teve queda de 13% este ano em relação ao mesmo período de 2014. Foram 540 ocorrências no ano passado e 470 este ano.
“Os números demonstram que o planejamento realizado pela Secretaria de Segurança baseou-se em pilares concretos e em ações pautadas em critérios técnicos como, por exemplo, as ações intensivas com repressão qualificada especialmente nas zonas quentes de criminalidade”, frisou Alessandra Saturnino.
A secretária adjunta de Inteligência destacou ainda que esse mapeamento é contínuo e o realinhamento das ações serve para que a Secretária de Estado de Segurança Pública dê foco naquilo que de fato a sociedade anseia, que é o controle da violência e redução da criminalidade.
Para controle desses índices, a secretaria está deflagrando, semanalmente, a operação Asfixia em vários pontos de Várzea Grande considerados como áreas “quentes”, ou seja, com o maior índice de violência.