O detento Emerson Ferreira França decidiu se entregar, agora há pouco, na delegacia em Mutum. Ele é um dos 26 que escapou ontem de madrugada, depois que agentes penitenciários que estariam com mulheres na cadeia foram dopados por elas, que pegaram as chaves e abriram as celas. Emerson apresentou-se com advogado e já foi conduzido para a cadeia. El havia sido preso, ano passado, acusado de envolvimento com drogas. Agora, são 10 detentos recapturados (um está em Cuiabá e outro em Lucas do Rio Verde).
No final da manhã, a polícia confirmou que próximo a Chapada dos Guimarães (mais de 250 km de onde fugiu), havia sido capturado o nono foragido. Ele tombou o carro que havia roubado e dentro foi encontrada uma espingarda calibre 12 roubada da unidade prisional (3 haviam sido levadas e esta é a segunda recuperada). A identidade não foi confirmada. O foragido foi levado a uma unidade médica porque teve ferimentos no acidente.
A Secretaria de Justiça divulgou, pela manhã, que foram recapturados Guilherme Rodrigues da Silva de Oliveira, Elenildo Lopes dos Santos, Willian Santos Almeida, Everton Pereira da Silva, Claudio Abel, Fernando Ruela dos Santos, Dalvan Lourenço e Daniel dos Santos Costa. A maioria foi localizada em Nova Mutum por policiais militares e civis.
Conforme Só Notícias já informou, hoje de madrugada, em Lucas do Rio Verde, Fernando Ruela dos Santos, saiu da mata onde havia entrado, ontem, às margens da BR-163, e acabou sendo capturado. Os dois comparsas dele continuariam na mata e a PM mantém o cerco pelo bairro Menino Deus e na lateral da rodovia. Eles roubaram uma VW Kombi em Nova Mutum e fugiram em direção a Lucas. Quando viram a barreira policial, abandonaram o veículo e entraram na mata. Um deles estaria armado.
A polícia investiga uma mulher que seria parente de um dos fugitivos e estaria nas proximidades da mata e supostamente poderia dar apoio para continuar a fuga.
Em Nova Mutum, foram capturados, ontem, 6 dos 26 foragidos, que escaparam, ontem de madrugada, após agentes penitenciários terem sido dopados por mulheres que entraram na cadeia e teriam seduzido os servidores.
Lista oficial dos foragidos divulgadas pela Secretaria de Justiça:
Bruno Ojeda Amorim – homicídio ou tentativa e formação de quadrilha
Claudio Abel – furto
Cleiton Jose da Silva – tráfico de drogas, uso de documento falso e desacato
Cleomar Gonçalves dos Reis – furto e homicídio ou tentativa
Cristiano Dias – roubo, porte de arma e tráfico de drogas
Daniel de Souza Vieira – roubo
Daniel dos Santos Costa – roubo e tráfico de drogas
Darlan Manoel dos Santos – homicídio ou tentativa
Dionatan Silva Correa
Douglas Inácio da Silva – roubo
Edson Alves Cardoso – homicídio ou tentativa
Elenildo Lopes dos Santos – extorsão
Emerson Ferreira França – tráfico de drogas e uso de entorpecentes
Everton Pereira da Silva – roubo e tráfico de drogas
Fernando Ruela dos Santos – tráfico de drogas
Jefferson dos Santos Alves – lesão corporal, homicídio ou tentativa e tráfico de drogas
John Lennon da Silva Santos – tráfico de drogas
Manoel da Silva – tráfico de drogas e furto
Manoel José dos Santos – homicídio ou tentativa e tráfico de drogas
Manoel Soares
Pablo Henrique da Silva Araújo – roubo e receptação
Rafael Junior Mendes de Aragão – roubo
Roberto de Jesus Teixeira – roubo e tráfico de drogas
Rodrigo Gama Ferreira – tráfico de drogas
Valdeci Oliveira Marcel – homicídio ou tentativa
Willian Santos Almeida – roubo
A delegada de Polícia Civil em Nova Mutum, Angelina de Andrade Ferreira, informou que os profissionais teriam sido negligentes quanto a guarda dos presos porque duas mulheres, uma delas namorada de um detento, foram até a cadeia com bebidas alcoólicas para o companheiro preso e depois ficaram na frente da unidade conversando com os agentes, que foram dopados com alguma substância, que a perícia deve ainda apontar. "O plano era seduzi-los . Elas deram algo para os agentes beberem e depois abriram a grade central de acesso as celas internas", explicou.
Os agentes foram transferidos para unidade prisional militar em Santo Antonio de Leverger.