Uma jovem de 18 anos é suspeita de matar o recém-nascido no banheiro da casa da família, na cidade de Poxoréu (região Sul). O crime ocorreu, no último final de semana, a mulher foi autuada em flagrante por infanticídio (morte do filho recém-nascido) e liberada pela Justiça para responder em liberdade.
O delegado Bruno Morais de Carvalho explicou que um parente da suspeita encontrou o bebê morto em um saco plástico, no banheiro da residência. Havia uma faca no local. Antes, porém, a família levou a jovem, que sangrava até a unidade pública de saúde do município, onde permaneceu sob cuidados médicos.
Peritos recolheram o corpo da criança, que passará por exame de necropsia e apontará a causa da morte. Entretanto, no corpo havia algumas lesões. "Solicitamos exames tanto na mulher, quanto no bebê, que deve apontar se ela ingeriu algum medicamento para aborto, pois também existe essa suspeita, ou se o bebê foi morto logo após nascer, o que caracteriza infanticídio", ressalva o delegado plantonista da delegacia de Poxoréu.
Previsto no artigo 123 do Código Penal, o infanticídio caracteriza-se durante ou logo após o parto, quando a mãe está sob a influência do estado puerperal. Caso seja praticado antes do parto, crime passa a ser de aborto, e muito após o parto, homicídio. No infanticídio, a mãe responderá por homicídio culposo. Pena é de detenção de 2 a 6 anos.