O quarto suspeito de envolvimento em uma ação criminosa que terminou na morte de um adolescente de 16 anos e na tentativa de homicídio contra dois jovens teve o mandado de prisão cumprido pela Polícia Civil (PJC), ontem, em São Félix do Araguaia. O acusado de 19 anos teve a ordem de prisão temporária decretada pela Justiça após ter a participação identificada no crime praticado contra os três irmãos.
O homicídio consumado e as duas tentativas ocorreram na madrugada de 25 do mês passado, no Distrito de Espigão do Leste, provocando comoção na população local. Outros três participantes da execução do menor e do atentado contra os irmãos, de 19 e 21 anos, foram presos pela Polícia Militar, no dia do crime. Apontado como mentor do crime, um homem adulto, e seu filho de 15 anos continuam foragidos. O outro adolescente que participou da ação também é procurado. Segundo a polícia, o crime foi motivado pelo fato da vítima ter tido um relacionamento com a filha do homem.
De acordo com as investigações, o suspeito junto com mais dois comparsas, colocou à força as vítimas em um Fiat Pálio, sendo que os irmãos maiores de idade foram presos no porta-malas e o adolescente colocado no banco do passageiro. Os criminosos seguiram em direção a um matagal, a cerca de dez quilômetros da vila.
No caminho, um Fiat Siena, ocupado por mais quatro colegas dos suspeitos, entre eles dois adolescentes, também seguiu para a zona rural, dando apoio à ação criminosa. Ao chegarem ao local combinado, o adolescente foi retirado do carro e, logo em seguida, atingido com um disparo de arma de fogo.
O jovem, mesmo ferido, correu para uma mata fechada, mas foi alcançado por um dos suspeitos e mais quatro colegas que davam cobertura. A vítima levou aproximadamente 14 facadas e ficou agonizando no meio da mata. Em seguida, o grupo voltou para o carro e abriu o porta-malas, onde estavam os outros dois irmãos.
As vítimas saíram correndo, mas um deles foi atingido com uma facada na altura do peito e o segundo, com um disparo na perna. Mesmo com os ferimentos, os irmãos conseguiram fugir. Após a ação, os suspeitos retornaram para a vila e, horas depois, três deles foram presos pela Polícia Militar e encaminhados para a cadeia da cidade.
O corpo do menor foi encontrado pelas Polícias Civil e Militar no dia 28, três dias após o crime, em avançado estágio de decomposição.