A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) deflagrou, esta manhã, uma nova modalidade da operação Bairro Seguro com foco no combate aos crimes de roubo e furto. Entre as ações previstas estão o cumprimento de 358 mandados judiciais de prisão, apreensão de menores, busca e apreensão e condução coercitiva. Na região metropolitana, são cumpridos 101 mandados.
Cerca de 1,3 mil profissionais, de todas as forças de segurança (Polícia Militar , Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Politec e Detran) foram mobilizados em todos os municípios de Mato Grosso.
Serão realizadas 1.078 ações simultâneas de policiamento ostensivo em todo o Estado, sendo 132 apenas na região metropolitana. Haverá ainda blitzes de trânsito e da Operação Lei Seca. E a fiscalização dos Bombeiros irá vistoriar as condições de segurança de estabelecimentos como bares e lanchonetes.
O aparato envolvido na operação, que irá se estender por 24 horas, inclui a atuação de todas as unidades e delegacias especializadas, o emprego de 350 viaturas e o apoio das aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
A ofensiva contra os crimes patrimoniais foi construída em conjunto pelas forças de segurança e representa, segundo o Secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas, uma "resposta à sociedade". "Este novo modal foi desenvolvido pelos profissionais de Segurança Pública em todos os níveis: estratégico, tático e operacional. O objetivo é reduzir os delitos de roubo da mesma maneira que fizemos com os casos de homicídio", disse o secretário.
Mais informações sobre a nova etapa da Operação Bairro Seguro, além do balanço das primeiras horas de atuação das forças, serão repassados à imprensa em uma entrevista coletiva que será realizada às 10h desta sexta-feira, na Secretaria de Segurança Pública.