Sob forte escolta da Polícia Federal, o último acusado de envolvimento com o grupo terrorista Estado Islâmico, preso durante a Operação Hashtag, foi recambiado hoje, do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, para Campo Grande (MS). O transporte de Leonid El Kadri foi feito com apoio de cinco viaturas e uma aeronave da Polícia Federal.
O acusado foi preso no domingo (24), durante operação em Comodoro (644 km a Oeste). Agora, seguirá para o presídio federal de Campo Grande. Leonid é o último dos 12 presos da operação desencadeada pelo Ministério da Justiça, por meio da Polícia Federal, no dia 21 de julho, que faltava chegar a unidade prisional.
Todos são suspeitos de planejar ataques terroristas na Olimpíada do Rio de Janeiro. Além das prisões, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão em dez estados: São Paulo (8); Goiás (2); Amazonas (2); Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Paraíba, Ceará, Minas Gerais e Mato Grosso (um em cada). Houve ainda duas conduções coercitivas, em São Paulo e Minas Gerais.
Leonid El Kadri, atuava como mecânico em Comodoro e foi preso depois de ser reconhecido na rodoviária da cidade, graças as imagens dele divulgadas pela imprensa. Ele tentava comprar uma passagem para deixar a cidade, mas tinha dificuldade por não portar documentos.
Na última sexta-feira (22), o penúltimo suspeito, Valdir Pereira da Rocha, se entregou à Polícia Federal na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a oeste).