O delegado regional Sérgio Ribeiro Araújo explicou, esta manhã, a operação policial que culminou na apreensão de 61 tabletes de maconha (totalizando cerca de 50 quilos) e a prisão de três homens de 18, 23 e 33 anos, ontem de madrugada, na BR-163, no bairro Alto da Glória. De acordo com o boletim de ocorrência confeccionado pela Polícia Civil, o jovem de 18 anos foi “batizado na organização criminosa denominada Comando Vermelho” e seria o responsável por articular o transporte da droga de Cuiabá para Sinop.
O documento policial aponta que os policiais descobriram que o jovem iria para Cuiabá pegar a droga e chamou os outros dois comparsas. Eles viajaram em um VW Gol prata, na última sexta-feira, pegaram o material entorpecente na capital e, no dia seguinte, retornaram.
A viagem dos três começou a ser monitorada pela polícia. Eles seguiam pela BR-163 até Lucas do Rio Verde, quando pegaram a MT-449. O intuito era evitar o posto da Polícia Rodoviária Federal. Devido a isso, uma equipe policial montou uma barreira no bairro Alto da Glória, onde o veículo com os suspeitos foi interceptado. A droga estava no porta-malas do veículo.
A investigação policial também apontou que o carregamento teria sido financiado pelo Comando Vermelho. O jovem de 18 anos seria irmão de um dos líderes da quadrilha e há alguns meses foi detido com uma espingarda com o objetivo de praticar ataques contra agentes da segurança pública do município.
Todos foram encaminhados à delegacia regional do município. Eles vão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e formação de quadrilha.
A apreensão se deu em decorrência de uma operação conjunta realizada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegacia regional e do grupo Garra, recém-criado em Sinop. Ao todo, 18 policiais participaram da ação.