Quatro pessoas foram presas, ontem, em uma operação contra crimes de extração ilegal de madeiras no município de Brasnorte. A investigação foi realizada pela delegacia da Polícia Civil de Campo Novo dos Parecis. Os quatro homens, entre 21 e 41 anos, foram autuados em flagrante por furto e crime ambiental tipificado – cortar árvores em floresta considerada de preservação permanente, sem permissão da autoridade competente).
As prisões decorreram do trabalho para apurar denúncia de furto, grilagem de terra e desmatamento nas proximidades da Gleba Tibaji, localizada na divisa de áreas indígenas, a cerca de 200 quilômetros da cidade de Campo Novo dos Parecis.
Em diligências na região, que já é conhecida por conflitos de terras, a Polícia Civil conseguiu flagrar os quatro homens cortando árvores e extraindo diversas espécies de madeira nativa. Com eles foram apreendidos um trator, duas motosserras, um caminhão, uma arma de fogo, e uma pequena porção de maconha. No local também foi encontrada grande quantidade de toras de madeira retiradas ilegalmente da floresta.
Os suspeitos foram conduzidos à delegacia, interrogados pelo delegado de polícia, Adil Pinheiro de Paula, e autuados em flagrante por furto e crime contra o meio ambiente. “As toras de madeiras apreendidas serão periciadas para identificação do tipo e espécies de madeira, quantidade e metragem”.
Os quatro homens foram apresentados ao juízo competente e aguardam na delegacia vaga em uma unidade prisional na região.