O avião monomotor modelo Cessna C210, de propriedade da TV Centro América, furtado, ontem, de um hangar no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, caiu, hoje, na Bolívia. De acordo com a Polícia Federal (PF), o avião foi localizado em uma fazenda situada em Santa Cruz de La Sierra, a cerca de 30 quilômetros de San Javier. Três homens feridos no acidente, um deles com a mandíbula quebrada, foram presos e estão sob custódia da polícia boliviana.
Segundo a assessoria da PF, o proprietário da área rural avisou sobre a queda de uma aeronave em sua propriedade. Os policiais bolivianos deslocaram-se até a fazenda, onde interrogaram os suspeitos, sendo dois de nacionalidade brasileira e um chileno. Os três contaram histórias contraditórias. Conforme nota da assessoria, a principal hipótese de que os suspeitos furtaram a aeronave com a finalidade de entregá-la em território estrangeiro, para ser utilizada no tráfico internacional de drogas. Os homens só não chegaram ao destino final em virtude do acidente aéreo.
“São fortes os indícios de que os três foram os responsáveis pela invasão do hangar onde se encontrava a aeronave. Por este motivo, a Polícia Federal irá encaminhar pedido de prisão preventiva dos três suspeitos ao juiz criminal da Comarca de Várzea Grande (MT), bem como pedido de deportação às autoridades do país vizinho. Enquanto isso, os três permanecem sob a custódia da polícia boliviana”, destacou a nota da PF.
Conforme Só Notícias já informou, o crime foi percebido pelo piloto da empresa, Luiz Roberto Aldigueri Filho, que, ao chegar ao local, não localizou a aeronave. A aeronave saiu do aeroporto com um plano de voo usando o código do piloto da empresa, o que indica que os suspeitos sabiam o registro dele. Pelo plano de voo, os criminosos seguiriam com a aeronave para Cáceres, na região de fronteira com a Bolívia.
O hangar onde ocorreu o furto foi lacrado e passou por análise da perícia. Os criminosos também levaram as câmeras de segurança do local. A Polícia Federal continua investigando o crime.