Agentes do Grupo de Intervenção Rápida (GIR), lotados na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, recapturaram um dos fugitivos da cadeia de Nova Mutum. A fuga ocorreu na madrugada do dia 5 de fevereiro do ano passado, quando 27 detentos escaparam. A localização do fugitivo foi descoberta pelo Núcleo de Inteligência da penitenciária.
Ele estava morando na Gleba Resistência, localizada a 80 quilômetros de Cuiabá. “Após investigação feita pelo Núcleo de Inteligência da PCE, descobrimos que ele estava residindo na referida gleba. Encontramos ele lá, o recapturamos e o entregamos para as autoridades competentes”, disse o diretor da PCE, Roberval Barros.
Com o fugitivo foram encontrados um rifle calibre 22 e quatro munições: três intactas e uma deflagrada. O superintendente de Gestão Penitenciária, Fernando Lopes, lembra que o trabalho realizado no interior das unidades também é fundamental para manter a segurança da população. “A recaptura de foragidos é sim de extrema importância, pois muitos destes condenados são pessoas perigosas, que cometeram crimes graves”.
Lopes acrescenta que os servidores, além de qualificação específica voltada para o ambiente prisional, desenvolvem de maneira sistemática e contínua ações voltadas para evitar qualquer evento que possa prejudicar o bom andamento das unidades. “De maneira humanizada e com o uso diferenciado da força, temos conseguido ótimos resultados evitando fugas e entradas de ilícitos nas unidades”.