PUBLICIDADE

Cuiabá: polícia faz nova fase de operação que prendeu ex-governador; outro ex-secretário é preso

PUBLICIDADE

A Delegacia Fazendária de Mato Grosso deflagrou, esta manhã,  em Cuiabá, a “Operação Sodoma 2”, de combate a fraudes no Programa de Incentivos Fiscais em Mato Grosso (Prodeic) – na primeira fase, em setembro do ano passado houve a prisão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB). Uma fonte da Polícia Civil acaba de confirmar que um dos mandados de prisões foi para o ex-secretário de Administração Cesar Zilio (foto). O advogado Francisco Faiad disse, há pouco, ao Só Notícias, que houve busca e apreensão de documentos e computadores na casa do ex-secretário. Faiad disse desconhecer ordem de prisão para Zilio.

Também foram cumpridos novos mandados de prisões para os ex-secretários Pedro Nadaf (Casa Civil e que comandou a Indústria-Comércio) e Marcel Cursi (ex-secretário Fazenda), que estão no centro de detenção em Cuiabá, desde setembro passado e Karla Cintra, ex-funcionária da Fecomércio, considerada auxiliar direta do ex-presidente Pedro Nadaf. A Polícia Civil confirmou, em nota que foi preso também Willian Paulo Mischur, de uma empresa de empréstimo consignado para servidores públicos e na casa dele, apreendidos cerca de R$ 1milhão em dinheiro, que serão depositados em uma conta judicial. Dois donos de gráficas foram conduzidos à delegacia para prestar esclarecimentos e devem ser liberados.

"Essa é mais uma ação dos eixos prioritários da nova política de segurança pública, que é o combate vigoroso à corrupção. Temos que ser implacáveis com a corrupção e virar essa triste página da história do Brasil e de Mato Grosso. Um Estado só pode ser justo e eficiente se extirpar esse mal", disse o secretário de Estado de Segurança Pública, Fábio Galindo Silvestre, através da assessoria.

É investigado esquema de concessão de benefícios do Prodeic a uma empresa a partir do pagamento de propina. O esquema teria arrecadado cerca de R$ 2,6 milhões de um empresário, que acabou delatando o esquema.

Nesta semana, a segunda câmara criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso adiou a decisão de mérito a respeito do habeas corpus para o ex-governador, os ex-secretários Nadaf e Cursi. O desembargador Pedro Sakamoto pediu vistas, mais tempo para analisar o pedido, acompanhado pelo desembargador Rondon Bassil. O relator, desembargador Alberto Ferreira de Souza, decidiu pela continuação da segregação.

Conforme Só Notícias já informou, as defesas argumentaram o constrangimento ilegal por excesso do prazo de detenção. O desembargador Alberto Ferreira de Souza sustentou que situações expostas já foram analisadas e rejeitadas no andamento do processo. 

Mais informações em instantes.

(Atualizada às 13h40)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia prende em Lucas irmãos que furtaram cofre de supermercado em Sorriso

Policiais da Delegacia de Sorriso prenderam em flagrante, nesta...

Policiais apreende mais de 240 tabletes de pasta base e cocaína em Mato Grosso

Ação integrada da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal...

Polícia prende latrocida de Goias em Mato Grosso

A Gerência Estadual de Polinter e Capturas da Polícia...
PUBLICIDADE