A Polícia Federal deflagrou, hoje, a operação “Samoa” com o objetivo de desarticular associação criminosa voltada para o tráfico de drogas em cidades de Minas Gerais e Mato Grosso. Os policiais cumpriram 29 mandados judiciais, sendo 14 de busca e apreensão, 13 prisões temporárias e duas conduções coercitivas no município de Governador Valadares (MG) e em cidades mato-grossenses (a assessoria de imprensa da PF não revelou quais).
De acordo com a investigação, realizada pela PF de Minas Gerais, um grande distribuidor de pasta base de cocaína agia na cidade mineira. Ele contava com diversos traficantes atuantes no município e com “laranjas”, para aquisição de veículos e para esconder a real propriedade dos bens, que posteriormente eram repassados para os fornecedores em Mato Grosso.
As investigações ainda indicaram que os valores em dinheiro apreendidos pela Polícia Militar no dia 29 de outubro de 2014 e os 127 quilos de pasta base de cocaína apreendidos pela Polícia Federal, no dia 31 de agosto de 2015, pertenciam a um dos investigados do município mineiro.
Todos responderão por tráfico de drogas, associação para o tráfico e alguns ainda lavagem de dinheiro, penas que somadas poderão atingir 35 anos de prisão.