A coordenadoria de Estatísticas da Secretaria Estadual de Segurança Pública informou, hoje, que, para cada dez veículos roubados ou furtados em Cuiabá e Várzea Grande, oito são recuperados. O balançop do ano de 2015 é de 2.733 veículos, de todos os modelos e marcas, recuperados e as duas cidades tiveram redução de 20% nos roubos. Só em Cuiabá a queda foi de 4% e, em Várzea Grande, 34%.
As recuperações de veículos são resultado do trabalho de patrulhamento ostensivo aéreo do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPaer), das checagens de veículos nas rondas policiais e, principalmente, a atenção dos policiais durante diligências rotineiras, que tem elevado o numero carros, caminhonetes e motocicletas localizados nas cidade de Cuiabá e Várzea Grande, além da importante colaboração do cidadão com denúncias, via 197 da Polícia Civil, e 190 da PM, no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP).
As investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos (Derrfva), da Polícia Judiciária Civil, concentram na desarticulação de grupos criminosos que agem individualmente em roubos e furtos de veículos e também nas quadrilhas especializadas que subtraem os carros com a finalidade de adulteração, as chamadas clonagens, desmanche para comércio de peças usadas e para trocar por droga e armas na fronteira.
“Estamos prendemos bastante as quadrilhas que estão adulterando veículos para depois comercializar. Veículos clonados são o que temos mais apreendido e temos efetuado mais prisões”, disse o delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira.
Em 2016, segundo o delegado, já são 330 veículos recuperados, 16 operações realizadas e 42 pessoas presas. “Estamos só no começo do ano e a tendência é aumentar esses números para que possamos restituir mais veículos à vítimas”, destacou.
A integração dos trabalhos da Polícia Civil com a Polícia Militar por meio de ações para prisão e recuperação de veículos e também das delegacias de polícia, que mesmo fora de sua atribuição, contribuem para os índices de recuperação.
A informação é da assessoria.