PUBLICIDADE

Sinop: prisões por porte de armas quase quintuplicam

PUBLICIDADE

O número de pessoas presas por porte ilegal de armas de fogo quase quintuplicou em 2015, em relação ao ano anterior. Conforme dados da Seção Estatística Criminal da Polícia Civil, repassados ao Só Notícias, este tipo de crime foi registrado 11 vezes em 2014. No último ano, por outro lado, foram 53 ocorrências.

O crime é tratado como “legislação especial” no relatório, vez que infringe o Estatuto do Desarmamento. No mesmo sentido, estão os crimes praticados por menores de 18 anos, tratados pela legislação como “atos infracionais”. Em Sinop, o número de ocorrências com adolescentes praticamente ficou estável nos últimos dois anos. Em 2014, foram 153 atos infracionais. Em 2015, o número teve leve alta e passou para 158 casos.

Outro índice de legislação especial apontado no levantamento diz respeito ao número de ocorrências envolvendo tráfico de drogas. Houve aumento no último ano, com 80 registros. No ano anterior, foram 68. Os crimes contra o meio ambiente passaram de 4, em 2014, para apenas 1, em 2015.

Conforme Só Notícias já informou, o relatório mostrou ainda que o número de homicídios culposos (quando não há intenção de matar) aumentou 16% no último ano. Foram 43 mortes causadas por acidentes de trânsito em 2015. No ano anterior, 37 vítimas morreram nas mesmas circunstâncias.

O relatório aponta, por outro lado, que houve diminuição de 38% na quantidade de assassinatos (homicídios dolosos). Em 2014, foram 81 execuções, em 2015 houve 50 mortes violentas. O número de tentativas de homicídio também caiu, com 90 casos registrados no último ano, ante 130 ocorrências no ano anterior.

O município não registrou lesão corporal seguida de morte, ao contrário do ano anterior, quando três pessoas morreram desta forma. Segundo o relatório, o número de latrocínios permaneceu igual, com três ocorrências registradas em cada um dos últimos dois anos. Em 2015, 26 mortes ainda devem ser esclarecidas. Em 2014, nove casos não foram solucionados.

Os dados do levantamento são do Sistema de Registro de Boletim de Ocorrência (SROP) da Polícia Civil. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Policiais apreende mais de 240 tabletes de pasta base e cocaína em Mato Grosso

Ação integrada da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal...

Polícia prende latrocida de Goias em Mato Grosso

A Gerência Estadual de Polinter e Capturas da Polícia...

Mulher fica ferida após briga com companheira no Nortão

Uma mulher de 36 anos acionou a Polícia Militar,...
PUBLICIDADE