Policiais da Força Tática do 7ºCR (Tangará da Serra) e do 12ºCR (Pontes e Lacerda), prenderam dois homens que supostamente saíram do garimpo ilegal da Serra da Borda, localizado em Pontes, esta tarde. No veículo ocupado foram encontradas três armas, sendo dois revólveres calibre 38 e uma pistola, além de uma porção de maconha, rádios comunicadores( walkie talkie) e equipamentos usados para exploração garimpeira. Os dois homens foram encaminhados para o Cisc de Tangará da Serra.
Desde o dia quatro deste mês, PM já prendeu mais de 30 garimpeiros, apreendeu armas, detectores de metais, motores, geradores de energia, entre outros produtos e equipamentos utilizados na escavação e extração de ouro.
Em cumprimento à determinação judicial, as polícias Federal, Militar e Civil, com apoio do Ministério Público Estadual, traçaram um novo plano de desocupação. Entretanto, antes de entrar na área as forças policiais atendendo ao pedido de uma comissão de garimpeiros, elaboraram um calendário de desocupação espontânea e pacifica da área.
Com base no que ficou acordado, entre este sábado (16) e o segunda-feira (18), nenhum garimpeiro terá permissão para entrar na área, mesmo sob argumentação de que estão com materiais e equipamentos no local. E ainda, no final da tarde de segunda-feira não deverá haver mais garimpeiros na Serra da Borda.
Na terceira-feira (19), as forças policiais vão vistoriar a e, confirmando a total desocupação, repassar a responsabilidade da vigilância ao Exército e Torça Nacional, instituições federais vinculadas ao Ministério da Justiça.