Cinco pessoas foram presas por extração ilegal de minério, em Pontes e Lacerda, ontem à noite. Os suspeitos usavam uma casa para derreter o ouro extraído do garimpo ilegal da Serra da Borda e também como ponto para venda do minério. O delegado Gilson Silveira informou que quatro dos detidos são pessoas que vieram de fora para tentar a sorte no garimpo ilegal e um é morador da cidade. “Com a primeira desocupação, já acreditando na possibilidade de voltar, começaram a alugar casas aqui”.
Na residência, no centro da cidade, com muros altos e cerca elétrica, os policiais apreenderam equipamentos como maçaricos, usado para derreter as pepitas de ouro, alicates, calculadora, balanças de precisão e vários outros objetos. Também foi apreendido um revólver calibre 38 com numeração raspada e cinco munições, uma GM S-10, um GM Corsa e mais de R$ 6 mil.
Conforme o delegado, há uma semana os policiais começaram a monitorar a casa, apontada na denúncia como ponto de venda e compra de ouro. “Havia a possibilidade de achar arma por, geralmente, por haver segurança armada”.
Todos os presos irão responder por usurpação de bem da União. O dono da casa, 31 anos, natural de Goiás, foi também autuado em flagrante por corrupção ativa, em razão de ter oferecido dinheiro para os investigadores não efetuar sua prisão.