Os mandados de prisão foram cumpridos, neste final de semana, em uma ação integrada da Polícia Civil de Nova Canaã do Norte e Nova Mutum. As investigações iniciaram em Nova Canaã do Norte, após os suspeitos utilizarem o golpe do envelope vazio para comprar um veículo. Durante as diligências, policiais descobriram que os irmãos estavam na cidade oferecendo ouro de origem duvidosa.
Os acusados seguiram para Lucas do Rio Verde onde fizeram a venda do veículo comprado através do golpe. Com informações de que os suspeitos estavam fazendo o comércio do ouro falso em Nova Mutum, o delegado de Nova Canaã do Norte, Ruy Guilherme Peral da Silva, entrou em contato a delegacia de Nova Mutum para realizar a prisão dos suspeitos.
Os suspeitos foram presos com soldas de cor dourada, que simulavam pepitas de ouro. Os suspeitos foram conduzidos à delegacia e, após serem ouvidos, tiveram as ordens judiciais cumpridas e a prisão em flagrante por estelionato lavrada pelo delegado Nilson André Farias de Oliveira.
Um dos suspeitos possuía três mandados de prisão por estelionato, dois no Estado de Rondônia e um em Mato Grosso. O outro responde por homicídio no município de Pontes e Lacerda.