domingo, 29/setembro/2024
PUBLICIDADE

Número de armas apreendidas pela Polícia Militar aumenta em 2015, aponta relatório

PUBLICIDADE

A Polícia Militar de Mato Grosso apreendeu em 2015 em todo o Estado, entre os meses de janeiro e novembro, 5,8 mil armas irregulares. O relatório aponta que foram quase 17,5 unidades ao dia e 513 armas a mais que no mesmo período de 2014. Do total, pouco mais de 3 mil são de fogo, sendo 1,3 mil revólveres, 312 pistolas, 942 espingardas, quatro metralhadoras e três fuzis. 2,7 mil armas brancas, como (faca e facões) também acabaram recolhidas.

As apreensões ocorreram principalmente durante operações especiais, policiamento de rotina, atendimento de ocorrências criminais e por meio de denúncias de terceiros. Além do grande número de revólveres e pistolas, que somaram 1,6 mil unidades, chama atenção nas estatísticas os 290 simulacros, ou seja, revólveres, pistolas e outras armas falsas, de brinquedo, a maior parte encontrada com suspeitos e autores de crimes.

Apenas durante a Operação “Impacto 3”, realizadas entre 14 de setembro e 11 de dezembro, foram apreendidas 546 armas de fogo. Nessa ação, o Comando Regional 1, sediado em Cuiabá, ficou em primeiro lugar no ranking das apreensões, com 112 armas.

Em seguida, o CR-2, em Várzea Grande, com 84 revólveres recolhidos; na terceira posição o CR-4 de Rondonópolis, com 49; logo depois o CR-8 de Juína, com 48 armas, e na quinta colocação o CR-10 de Vila Rica, com 47 armamentos retirados das ruas.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Zaqueu Barbosa, destacou que os dados são um dos resultados das melhorias implantadas este ano na Segurança Pública. Para ele, o maior aporte financeiro possibilitou, por exemplo, a instituição da jornada extraordinária. “Com esse mecanismo, a Polícia Militar praticamente dobrou o número de policiais nas ruas, especialmente em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop, cidades nas quais os índices de criminalidades são mais altos”.

Além da operação “Impacto”, executada em três etapas, a PM fez uma série de intervenções extras ao policiamento ordinário. Intensificou, por exemplo, as operações “Start”, cuja metodologia consiste em manter o maior número possível de policiais a pé, próximos de viaturas, nas vias de grande circulação de pessoas e veículos. Entre os objetivos estão a inibição do crime pela presença ostensiva e resposta rápida aos chamados em ocorrências de natureza criminal. 

“Inopinada” é outra ação similar, só que direcionada aos bairros da periferia, com abordagens, buscas e checagem de carros e pessoas. Já a “Saturação” trabalha com a ocupação de um local onde há situações de crimes que exigem a presença maciça da polícia, com ações integradas com outros órgãos públicos (Bombeiros, Defesa Civil e de fiscalização).

Somente em Várzea Grande, a PM fez 6 mil “saturações”, um aumento de mais de 800% em relação ao ano anterior, quando ocorreram 704. Outras 1.824 foram realizadas em Cuiabá.

Investimentos – “Em 2015, apesar da saúde financeira do Estado não ser propícia, o grande esforço do governador Pedro Taques em investir fortemente na aquisição de armamentos, viaturas, coletes balísticos, entre outros equipamentos fez a diferença à Segurança”, assinalou Zaqueu.

Entre os investimentos também estão a locação de 45 caminhonetes para unidades da Polícia Militar no interior e 8 para serviços especializados do Bope e Rotam entregues as unidades da corporação em Cuiabá e interior. O efetivo também cresceu e, em 2015, 1.952 policiais aprovados em concurso público ingressaram na carreira militar. Desses, 600 estão nas ruas e pouco mais de 1.300 em fase de formação acadêmica, o maior incremento da história da corporação.

Para 2016, destaca Zaqueu, as perspectivas também são boas. Para os primeiros meses está prevista a chegada de 174 motocicletas para o policiamento ostensivo, cujo processo de aquisição está em tramitação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem é preso após arremessar cadeira contra a esposa em Mato Grosso

A Polícia Militar prendeu em flagrante, ontem, um homem,...

Polícia prende suspeito de matar empresária em Mato Grosso

A Polícia Civil de Chapada dos Guimarães (66 quilômetros...
PUBLICIDADE