Golpistas estão usando o nome do Sindicato dos Trabalhadores Rurais para aplicar golpes em Colíder (157 quilômetros de Sinop). De acordo com a presidente da entidade, Solange de Freitas Correia da Silva, o crime vem sendo praticado há pelo menos 15 dias. “Os criminosos estão passando com carro de som pelas ruas de bairros mais carentes do município, convidando os moradores para participar de reuniões onde eles convencem essas pessoas a pagaram entre R$ 30 a R$ 50 para fazer uma inscrição e ter direito a um lote da reforma agrária”.
Solange não soube precisar quantas pessoas já caíram no golpe, mas informou que vários trabalhadores estão procurando o sindicato para ter mais informações de quando os assentamentos serão liberados. É neste momento que descobrem que foram enganados. “Quando eles ligam ou procuram o sindicato informamos que não tem nenhum assentamento novo na região e que essas pessoas estão agindo de má fé. Mas geralmente é tarde, já fizeram o pagamento e perderam o dinheiro”.
A presidente faz o alerta. “Mesmo que tivesse um novo assentamento sendo liberado para reforma agrária, coisa que já confirmamos com o Incra e não tem, eles não poderiam cobrar para fazer inscrição. O processo de reforma agrária deve ser feito todo de forma gratuita. Sempre que surgir essas ‘oportunidades’ desconfie e procure a Sindicato ou os órgãos responsáveis para tirar as dúvidas antes de fazer pagamentos”.